quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Lojas amigas estreladas

Até poucos anos atrás, os visitantes estrangeiros que queriam conhecer o comércio brasileiro (de moda ou de qualquer outra coisa) estranhavam o fato de não termos lojas de departamentos nos moldes dos que existem pelo mundo todo. Grandes lojas com oferta variadíssima de produtos, dos mais caros aos mais baratos, grandes nomes e marcas de moda ao lado de roupas baratinhas de etiquetas bem populares. O comércio tradicional brasileiro sempre foi de lojas de rua e depois de shopping centers.


Justificativas para esse vazio: lá, qualquer um pode entrar, olhar e experimentar roupas de grife, nacionais ou internacionais, sem medo de ser discriminado e mal tratado. Mas não tínhamos ainda uma massa importante de classe média que seriam os consumidores de boas lojas de departamento. Ou seja: espaço nenhum para um Bloomingdale's (Nova York), La Rinascente (Milão), Printemps ou Galleries Lafayette (ambas de Paris), etc.
Tínhamos até agora um mercado interno muito reduzido: classe A riquíssima, que podia viajar e comprar fora; classe média mínima, sempre à beira da falência, e classes C e D gigantes e sem poder de compra. Diga-se que, apesar dessa realidade econômica, as lojas C&A, Marisa, Renner e Riachuelo vêm tentando dar informação e melhores produtos para o mercado há, pelo menos, 10 anos.
Pois este enredo está mudando - e para melhor. O panorama do comércio brasileiro está assistindo à entrada na avenida destas nossas grandes lojas populares com uma nova cara e nova roupagem. E a mudança esta apenas começando.
Hoje, as classes C e D se incluiram na categoria de consumidores, graças à melhora indiscutível do país, e as lojas puderam dar um salto e uma virada estilosíssima no mercado que vai balançar o comércio brasileiro. Por estes dias a Riachuelo obteve a parceria do Oskar Metsavaht (da Osklen) para uma linha especialmente criada para ela (uma coleção primorosa) e a C&A abriu sua bela flagship no Iguatemi, com linhas de vários designers importantes com quem já trabalhou, como Gloria Coelho, Espaço Fashion, Isabela Capeto e novas como a Maria Bonita Extra e a linha de jeans criada por Renato Kherlakian (ex-Zoomp).
Pode ser melhor? Pode. Os diretores das grandes lojas estão prometendo ainda mais esforços e boas notícias. Vamos aguardar e nos deliciar com essa moda bonita e barata que está chegando para nós. Todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário